terça-feira, 29 de julho de 2014

Atividade sobre conceito de grupo

Proposta de atividade sobre conceito de grupo

Conceito de grupo:
O que caracteriza um grupo são os objetivos em comum que os envolvidos apresentam; além disso, é necessário que haja interesses em comum.
Para que um grupo se estabeleça como tal é necessário que exista relações estáveis e que haja um sentimento de identidade com este grupo.
Justificativa:
Escolhemos elaborar esta atividade a partir da história O Livro da Família de Todd Parr, por este livro abordar a temática a ser trabalhada. Considerando que a família é o primeiro e mais importante grupo no qual a criança se percebe inserida e devido a diversidade apresentada na história é possível que um maior número de crianças se vejam representadas e acolhidas.
Objetivos:
Construir o conceito de grupo;
Perceber-se como sujeito participante e pertencente a diferentes grupos da sociedade;
Identificar diferentes tipos de grupos, do qual fazemos parte;
Conteúdo:
Conceito de grupo
Desenvolvimento:
Primeiro momento: Inicia-se a aula lançando a pergunta: O que é um grupo? A professora deixa que os alunos falem a vontade, com queiram considerando suas respostas.
Segundo momento: Contação da história, com auxílio do livro, explorando as imagens, após a leitura e a interpretação oral, propor uma discussão sobre as famílias apresentadas na história.
Terceiro momento: A professora distribui fichas para que escrevam seu nome, quantas julgarem necessário, num cartaz conjuntos com as características apresentadas no livro, onde os alunos fixarão seu nome àqueles que sentem pertencentes.
Exemplo:
FAMÍLIA SILENCIOSA
ROSENI
LILIANE
FAMÍLIA PEQUENA
ROSENI
TAIS
FAMÍLIA GRANDE
LILIANE
GEZIANE
      

GOSTAM DE SE ABRAÇAR
ROSENI
GEZIANE
TAIS
LILIANE
FAMÍLIA BARULHENTA
GEZIANE
TAIS
Os alunos escolhem onde colocam suas fichas com seus nomes, observando se essa é uma característica de sua família.
Quarto momento: Após essa atividade os alunos serão questionados sobre as diferenças e semelhanças apresentadas na história. A professora pede que observem os cartazes por um instante e faz perguntas a eles:
1)      Podemos dizer que são grupos representados nos cartazes? Por quê?
2)      O que a família fala para vocês quando vão a algum lugar desconhecido? Por quê?
Nesse momento a conversa da professora deverá ser direcionada para que eles pensem que as famílias desejam cuidar de seus filhos, protegê-los caracterizando o cuidado como o objetivo comum das famílias. (importante observar a realidade da turma, é necessário que essa professora conheça bem seus alunos).
3)      Será que vocês pertencem somente a esse grupo? Quais?
Nesse momento pode aparecer a escola, a turma por exemplo, enfatizar o objetivo comum da turma.
Poderá aparecer o time de futebol do bairro, salientando também o objetivo comum dos envolvidos com o time.
Momento final: A professora pede que cada um escreva uma frase dizendo o que mais sua família deseja no momento, algo que seja do interesse de todos na família, pode ser qualquer coisa, um objeto, um passeio. Após leitura, poderão concluir o que é objetivo e interesse em comum

Nenhum comentário:

Postar um comentário