Proposta
de atividade sobre conceito de grupo
Conceito de
grupo:
O que caracteriza um grupo são os objetivos em comum que os
envolvidos apresentam; além disso, é necessário que haja interesses em comum.
Para que um grupo se estabeleça como tal é necessário que
exista relações estáveis e que haja um sentimento de identidade com este grupo.
Justificativa:
Escolhemos elaborar esta atividade a partir da história
O Livro da Família de Todd Parr, por
este livro abordar a temática a ser trabalhada. Considerando que a família é o
primeiro e mais importante grupo no qual a criança se percebe inserida e devido
a diversidade apresentada na história é possível que um maior número de
crianças se vejam representadas e acolhidas.
Objetivos:
Construir o conceito de grupo;
Perceber-se como sujeito participante e pertencente a
diferentes grupos da sociedade;
Identificar diferentes tipos de grupos, do qual fazemos
parte;
Conteúdo:
Conceito de grupo
Desenvolvimento:
Primeiro momento: Inicia-se a aula lançando a pergunta: O
que é um grupo? A professora deixa que os alunos falem a vontade, com queiram
considerando suas respostas.
Segundo momento: Contação da história, com auxílio do livro,
explorando as imagens, após a leitura e a interpretação oral, propor uma
discussão sobre as famílias apresentadas na história.
Terceiro momento: A professora distribui fichas para que
escrevam seu nome, quantas julgarem necessário, num cartaz conjuntos com as
características apresentadas no livro, onde os alunos fixarão seu nome àqueles
que sentem pertencentes.
Exemplo:
FAMÍLIA SILENCIOSA
ROSENI
LILIANE
|
FAMÍLIA
PEQUENA
ROSENI
TAIS
|
FAMÍLIA
GRANDE
LILIANE
GEZIANE
|
GOSTAM DE SE ABRAÇAR
ROSENI
GEZIANE
TAIS
LILIANE
|
FAMÍLIA
BARULHENTA
GEZIANE
TAIS
|
Os alunos escolhem onde colocam suas fichas com seus nomes,
observando se essa é uma característica de sua família.
Quarto momento: Após essa atividade os alunos serão
questionados sobre as diferenças e semelhanças apresentadas na história. A
professora pede que observem os cartazes por um instante e faz perguntas a
eles:
1) Podemos
dizer que são grupos representados nos cartazes? Por quê?
2) O
que a família fala para vocês quando vão a algum lugar desconhecido? Por quê?
Nesse momento a conversa da professora deverá ser
direcionada para que eles pensem que as famílias desejam cuidar de seus filhos,
protegê-los caracterizando o cuidado como o objetivo comum das famílias.
(importante observar a realidade da turma, é necessário que essa professora conheça
bem seus alunos).
3) Será
que vocês pertencem somente a esse grupo? Quais?
Nesse momento pode aparecer a escola, a turma por exemplo,
enfatizar o objetivo comum da turma.
Poderá aparecer o time de futebol do bairro, salientando
também o objetivo comum dos envolvidos com o time.
Momento
final: A professora pede que cada um escreva uma frase dizendo o que mais sua
família deseja no momento, algo que seja do interesse de todos na família, pode
ser qualquer coisa, um objeto, um passeio. Após leitura, poderão concluir o que
é objetivo e interesse em comum
Nenhum comentário:
Postar um comentário