terça-feira, 29 de julho de 2014

Aula de Historia

 Intervenção

A intervenção foi realizada numa de turma de 2º ano, numa escola do município de Tramandaí, a turma tem 21 alunos sendo 9 meninas e 12 meninos. A turma estava bem agitada, tanto na observação quanto na intervenção.
Na semana da realização da intervenção a professora solicitou que fosse trabalhado com os alunos sobre o Dia das Mães, como queria trabalhar a partir da história de um livro, escolhi a história O Livro da Família de Todd Parr.

Resumo da proposta

Inicialmente contei a história a partir do livro mostrando as figuras e fazendo comentários de acordo com as imagens que apareciam. Após fizemos a interpretação oral e como os alunos não escreviam eles produziram um desenho mostrando como era sua família. Ao final criamos uma frase coletiva com o tema “O que é uma família”?  
Assim os alunos criaram a seguinte frase:
“Família são as pessoas com quem moramos que nos amam e cuidam de nós”.
O livro traz muitos elementos de História, fala sobre família, as pessoas de uma família, aborda diferenças, etnias, das relações entre os familiares, como o respeito e o cuidado; afeto, da distância em que podem morar as pessoas de uma mesma família, identidade e muitos outros assuntos.
A história aborda as novas configurações familiares, falando de famílias que tem dois pais ou duas mães, que adotam filhos, das que só têm pai e das que só têm mães. É um livro bem interessante com ilustrações que chamam a atenção das crianças, de traço simples, em que é possível trabalhar todos os tipos de famílias de maneira que todos poderão de uma maneira ou de outra se sentirem representados.
Nos primeiros contatos com a professora da turma, ela deixou livre para que eu escolhesse o tema para a intervenção, porém não poderia ser nada sobre o município, que seria trabalhado em setembro, no aniversário de emancipação, comemorado todos os anos com a participação da comunidade e das escolas. Então trocamos, e como estava se aproximando o Dia das Mães, ela sugeriu que eu trabalhasse a partir dessa temática.

Eu gostei da ideia e aceitei, mas mudei um pouco, preferindo trabalhar a família ao invés de trabalhar a data. Na turma tem um aluno que a mãe está presa e outra já é falecida, outra mora uns dias com a mãe, outros dias mora com a vó e tantos outros casos que não dá tempo para gente saber. Assim, a partir desse livro acreditei ter alcançado o maior número de alunos naquela turma.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário