OFICINA: MAPAS
Tema: Representação
Duração: 1 hora
Assunto: Mapas
Objetivos:
·
Construir o conceito de mapa;
·
Ler e interpretar mapas;
·
Compreender a organização e a distribuição dos
espaços;
Conceito de mapa
O mapa é uma
representação geográfica, por meio do qual além de mostrar algo, permite que as
pessoas se orientem no espaço. Almeida diz que,
O mapa é uma representação codificada de um determinado espaço real.
Podemos até chama-lo de um modelo de comunicação, que se vale de um sistema
semiótico complexo. A informação é transmitida por meio de uma linguagem
cartográfica que se utiliza de três elementos básicos: sistema de signos,
redução e projeção. (ALMEIDA, 2004 p. 15).
Descrição da proposta
Primeiro momento: Inicialmente a
professora faz alguns questionamentos sobre as coisas que podem ser
representadas. A conversa será direcionada da seguinte maneira:
Ø
O que é representar?
Ø
Como podemos representar?
Ø
O que podemos representar?
Observar que as
pessoas podem ser representadas na imagem de um manequim, uma pintura, uma
música, uma poesia, uma foto.
Segundo momento: Perguntar aos alunos
como podemos representar a Terra. Nesse momento se faz as seguintes
demonstrações:
Ø
Com a metade de uma laranja sem a polpa explicar os ajustes necessários que
os cartógrafos precisaram fazer para representar o Globo.
Ø
Ao apresentar o Globo Terrestre a professora diz
então, que como foi visto com a explicação da laranja, não se trata de uma
representação fiel, mas sim, o Globo é a representação da Terra no plano
tridimensional, assim como o manequim é a representação tridimensional de uma
pessoa.
Ø
Lembrar que o Mapa Mundi é a representação
bidimensional da Terra assim como a fotografia é a representação bidimensional
de uma pessoa.
Terceiro momento: Construção de uma
maquete da sala de aula numa caixa de sapato. Ao término salientamos que a
maquete construída se trata da representação tridimensional da sala.
Após a
professora pede que que os alunos cubram a caixa com um plástico e façam o
desenho da maquete. Como resultado eles terão a representação da sala no plano
bidimensional, ou seja, o mapa.
Momento final: A professora faz
comparações entre os trabalhos realizados e com o Mapa Mundi, representação
bidimensional e Globo representação tridimensional, assim como o mapa da sala e
a maquete.
Recursos necessários:
·
Caixas de sapato
·
Sacos plásticos
·
Cola
·
Tesoura
·
Caneta para retroprojetor
·
Papéis coloridos
Referências:
ALMEIDA, Rosângela; PASSINI, Elza. O espaço geográfico-
ensino e representação. São Paulo: Contexto, 2004.
SHAFFER, Neiva. Um Globo em suas mãos: práticas para a
sala de aula: Porto Alegre: UFRGS 2003.
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