terça-feira, 29 de julho de 2014

Oficina de geografia

OFICINA: MAPAS
Tema: Representação
Duração: 1 hora
Assunto: Mapas
Objetivos:
·         Construir o conceito de mapa;
·         Ler e interpretar mapas;
·         Compreender a organização e a distribuição dos espaços;
Conceito de mapa
O mapa é uma representação geográfica, por meio do qual além de mostrar algo, permite que as pessoas se orientem no espaço. Almeida diz que,
O mapa é uma representação codificada de um determinado espaço real. Podemos até chama-lo de um modelo de comunicação, que se vale de um sistema semiótico complexo. A informação é transmitida por meio de uma linguagem cartográfica que se utiliza de três elementos básicos: sistema de signos, redução e projeção. (ALMEIDA, 2004 p. 15).
Descrição da proposta
Primeiro momento: Inicialmente a professora faz alguns questionamentos sobre as coisas que podem ser representadas. A conversa será direcionada da seguinte maneira:
Ø  O que é representar?
Ø  Como podemos representar?
Ø  O que podemos representar?
Observar que as pessoas podem ser representadas na imagem de um manequim, uma pintura, uma música, uma poesia, uma foto.
Segundo momento: Perguntar aos alunos como podemos representar a Terra. Nesse momento se faz as seguintes demonstrações:
Ø  Com a metade de uma laranja sem  a polpa explicar os ajustes necessários que os cartógrafos precisaram fazer para representar o Globo.
Ø  Ao apresentar o Globo Terrestre a professora diz então, que como foi visto com a explicação da laranja, não se trata de uma representação fiel, mas sim, o Globo é a representação da Terra no plano tridimensional, assim como o manequim é a representação tridimensional de uma pessoa.
Ø  Lembrar que o Mapa Mundi é a representação bidimensional da Terra assim como a fotografia é a representação bidimensional de uma pessoa.
Terceiro momento: Construção de uma maquete da sala de aula numa caixa de sapato. Ao término salientamos que a maquete construída se trata da representação tridimensional da sala.
Após a professora pede que que os alunos cubram a caixa com um plástico e façam o desenho da maquete. Como resultado eles terão a representação da sala no plano bidimensional, ou seja, o mapa.
Momento final: A professora faz comparações entre os trabalhos realizados e com o Mapa Mundi, representação bidimensional e Globo representação tridimensional, assim como o mapa da sala e a maquete.
Recursos necessários:
·         Caixas de sapato
·         Sacos plásticos
·         Cola
·         Tesoura
·         Caneta para retroprojetor
·         Papéis coloridos
Referências:
ALMEIDA, Rosângela; PASSINI, Elza. O espaço geográfico- ensino e representação. São Paulo: Contexto, 2004.

SHAFFER, Neiva. Um Globo em suas mãos: práticas para a sala de aula: Porto Alegre: UFRGS 2003.

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