domingo, 23 de março de 2014

Projetos de Trabalho

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA

Para a realização do Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais, a proposta metodológica será organizada por Projetos de Trabalho, por se tratar de uma forma aberta e democrática de trabalho, em que o conhecimento pode ser construído e revisto; de acordo com Hernández e Ventura (1998) “os Projetos de trabalho são uma resposta – nem perfeita, nem definitiva, nem única”- nesse sentido acredito ser possível a construção diária de nossa proposta, abrindo espaço para o novo e o inesperado e principalmente para o interesse do aluno. No diz respeito quanto a função dos projetos, Hernández e Ventura pontuam que,
A função do projeto é favorecer a criação de estratégias de organização dos conhecimentos escolares em relação a: 1) o tratamento da informação, e 2) a relação entre os diferentes conteúdos em torno de problemas ou hipóteses que facilitam aos alunos a construção de seus conhecimentos, a transformação da informação procedente dos diferentes saberes disciplinares em conhecimento próprio. (HERNÁNDEZ E VENTURA, 1998 p. 61)
Partindo do conhecimento prévio do aluno, proporcionar a eles momentos de troca e de busca, incentivando-o a ser protagonista no decorrer deste processo, criando condições para que ele possa se constituir enquanto pesquisador, como se pensa uma proposta a partir dos métodos globalizados. De acordo com Zabala,
[...] os métodos globalizados nascem quando o aluno é considerado protagonista do ensino, isto é, quando o fio condutor da educação desloca-se das matérias para os alunos e, assim, para suas capacidades, seus interesses e suas motivações. (ZABALA, 2002, p. 197).
Assim torna-se necessária aplicação de um trabalho que possibilite ao aluno manter uma relação com o objeto de seu estudo, refletindo de maneira crítica sobre as possibilidades que ele possa encontrar. Ao professor fica a possibilidade de trabalhar os conteúdos de diversas áreas do conhecimento, de maneira globalizada, mediando o processo de busca do aluno, observando e norteando de maneira que possa haver progressos em sua aprendizagem, nesse sentido Hernández e Ventura salientam que,
[...] a organização dos Projetos de trabalho se baseia fundamentalmente numa concepção da globalização entendida como um processo muito mais interno do que externo, no qual as relações entre conteúdos e áreas do conhecimento têm lugar em função das necessidades que traz consigo o fato de resolver uma série de problemas que subjazem na aprendizagem. (HERNÁNDEZ E VENTURA, 1998 p. 63)
Pela necessidade de trabalhar os conteúdos de maneira globalizada e de fazer com que o processo de aprendizagem se dê forma significativa, tanto para aquele que aprende, quanto para aquele que ensina, e que esta relação de troca entre os saberes possa se estabelecer de forma plena em sala de aula. De acordo com Hernández e Ventura,
Um sentido da aprendizagem que quer significativo, ou seja, que pretende conectar a partir do que os estudantes já sabem, de seus esquemas de conhecimento precedentes, de suas hipótese (verdadeiras, falsa ou incompletas) ante a temática que se há de abordar. (HERNÁNDEZ E VENTURA, 1998 p. 62)
Nesse sentido Zabala ressalta que,
Além da necessidade de dotar de significatividade as aprendizagens, o fato de partir de situações próximas também é o meio para criar condições facilitam o trabalho, pois fomenta a atitude favorável para com a aprendizagem ou, se se deseja, a motivação intrínseca. (ZABALA, 2002 p. 217).
Com relação ao ensino globalizado, de maneira significativa, com conteúdos que tenham relação com a vida do sujeito que aprende e participa de uma sociedade, Zabala pontua que,
O ensino de todos aqueles conhecimentos, estratégias, técnicas, valores, normas e atitudes, que permitam conhecer, interpretar e atuar nessa realidade deveriam partir de problemas concretos, de situações verossímeis, de questões específicas de uma realidade global e mais ou menos próxima dos interesses e das necessidades dos futuros cidadãos e cidadãs adultos, membros ativos de uma sociedade que nunca colocará problemas específicos disciplinares. (ZABALA, 2002, p. 215).
Acrescento a possibilidade de trabalhar e dar visibilidade às coisas de crianças, numa proposta que sem coerência, a educação para crianças nada tem do universo infantil, de sua realidade, de seu interesse mais particular. Vejo no trabalho com Projetos a possibilidade de trazer para dentro do cotidiano escolar, aquilo que é importante para eles, pensado na lógica do ponto de vista infantil.
Com isso pretendo possibilitar momentos de experiências significativas, de maneira que o aluno possa vivenciar as etapas de construção do conhecimento, rompendo com essa estrutura vigente no nosso ensino de transmissão do conhecimento, que esse aluno possa se constituir enquanto cidadão, pela prática educativa, tendo como base, inclusive conhecimentos construídos pela escola, ou seja, o processo de aprendizagem também pensa em situações de vida que o aluno encontra fora do ambiente escolar.
Com o objetivo de estabelecer vínculos com o mundo real e partir de problemas extraídos da realidade, os métodos globalizados tentam prover as crianças de meios e instrumentos de maneira que, em determinado momento, possam realizar a difícil tarefa de aplica-los nas complexas situações que a vida em sociedade lhes colocará. (ZABALA, 2002 p. 216). 
A contemporaneidade pede outras configurações de aprendizagem, é preciso pensar maneiras diferentes de ensinar, já que cada vez mais os alunos têm maneiras diferentes de aprender, com isso, por meio do trabalho com Projetos, na perspectiva de um ensino globalizado busco contemplá-los na sua totalidade ou no maior número possível de alunos. Romper, ainda que aos poucos, com metodologias em que o ensino se dá de maneira fragmentada, descontextualizada e que nada tem haver com a realidade do aluno.

Se o currículo de modo geral precisa ser organizado de maneira mais eficiente, para que possa tornar o ensino mais atrativo, mais próximo do aluno, é também, nas práticas individuais do dia a dia do professor que essa relação pode se estabelecer de forma significativa.

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