FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA
Para
a realização do Estágio Supervisionado nos Anos Iniciais, a proposta
metodológica será organizada por Projetos de Trabalho, por se tratar de uma
forma aberta e democrática de trabalho, em que o conhecimento pode ser
construído e revisto; de acordo com Hernández e Ventura (1998) “os Projetos de
trabalho são uma resposta – nem perfeita, nem definitiva, nem única”- nesse
sentido acredito ser possível a construção diária de nossa proposta, abrindo
espaço para o novo e o inesperado e principalmente para o interesse do aluno.
No diz respeito quanto a função dos projetos, Hernández e Ventura pontuam que,
A função do projeto é favorecer a criação de
estratégias de organização dos conhecimentos escolares em relação a: 1) o
tratamento da informação, e 2) a relação entre os diferentes conteúdos em torno
de problemas ou hipóteses que facilitam aos alunos a construção de seus
conhecimentos, a transformação da informação procedente dos diferentes saberes
disciplinares em conhecimento próprio. (HERNÁNDEZ E VENTURA, 1998 p. 61)
Partindo
do conhecimento prévio do aluno, proporcionar a eles momentos de troca e de
busca, incentivando-o a ser protagonista no decorrer deste processo, criando
condições para que ele possa se constituir enquanto pesquisador, como se pensa
uma proposta a partir dos métodos globalizados. De acordo com Zabala,
[...] os métodos globalizados nascem quando o aluno é
considerado protagonista do ensino, isto é, quando o fio condutor da educação
desloca-se das matérias para os alunos e, assim, para suas capacidades, seus
interesses e suas motivações. (ZABALA, 2002, p. 197).
Assim
torna-se necessária aplicação de um trabalho que possibilite ao aluno manter
uma relação com o objeto de seu estudo, refletindo de maneira crítica sobre as
possibilidades que ele possa encontrar. Ao professor fica a possibilidade de
trabalhar os conteúdos de diversas áreas do conhecimento, de maneira
globalizada, mediando o processo de busca do aluno, observando e norteando de
maneira que possa haver progressos em sua aprendizagem, nesse sentido Hernández
e Ventura salientam que,
[...] a organização dos Projetos de trabalho se baseia
fundamentalmente numa concepção da globalização entendida como um processo
muito mais interno do que externo, no qual as relações entre conteúdos e áreas
do conhecimento têm lugar em função das necessidades que traz consigo o fato de
resolver uma série de problemas que subjazem na aprendizagem. (HERNÁNDEZ E
VENTURA, 1998 p. 63)
Pela
necessidade de trabalhar os conteúdos de maneira globalizada e de fazer com que
o processo de aprendizagem se dê forma significativa, tanto para aquele que
aprende, quanto para aquele que ensina, e que esta relação de troca entre os
saberes possa se estabelecer de forma plena em sala de aula. De acordo com
Hernández e Ventura,
Um sentido da aprendizagem que quer significativo, ou
seja, que pretende conectar a partir do que os estudantes já sabem, de seus
esquemas de conhecimento precedentes, de suas hipótese (verdadeiras, falsa ou
incompletas) ante a temática que se há de abordar. (HERNÁNDEZ E VENTURA, 1998
p. 62)
Nesse
sentido Zabala ressalta que,
Além da necessidade de dotar de significatividade as
aprendizagens, o fato de partir de situações próximas também é o meio para
criar condições facilitam o trabalho, pois fomenta a atitude favorável para com
a aprendizagem ou, se se deseja, a motivação intrínseca. (ZABALA, 2002 p. 217).
Com
relação ao ensino globalizado, de maneira significativa, com conteúdos que tenham
relação com a vida do sujeito que aprende e participa de uma sociedade, Zabala
pontua que,
O ensino de todos aqueles conhecimentos, estratégias,
técnicas, valores, normas e atitudes, que permitam conhecer, interpretar e
atuar nessa realidade deveriam partir de problemas concretos, de situações
verossímeis, de questões específicas de uma realidade global e mais ou menos
próxima dos interesses e das necessidades dos futuros cidadãos e cidadãs
adultos, membros ativos de uma sociedade que nunca colocará problemas
específicos disciplinares. (ZABALA, 2002, p. 215).
Acrescento
a possibilidade de trabalhar e dar visibilidade às coisas de crianças, numa
proposta que sem coerência, a educação para crianças nada tem do universo
infantil, de sua realidade, de seu interesse mais particular. Vejo no trabalho
com Projetos a possibilidade de trazer para dentro do cotidiano escolar, aquilo
que é importante para eles, pensado na lógica do ponto de vista infantil.
Com
isso pretendo possibilitar momentos de experiências significativas, de maneira
que o aluno possa vivenciar as etapas de construção do conhecimento, rompendo
com essa estrutura vigente no nosso ensino de transmissão do conhecimento, que
esse aluno possa se constituir enquanto cidadão, pela prática educativa, tendo
como base, inclusive conhecimentos construídos pela escola, ou seja, o processo
de aprendizagem também pensa em situações de vida que o aluno encontra fora do
ambiente escolar.
Com o objetivo de estabelecer vínculos com o mundo
real e partir de problemas extraídos da realidade, os métodos globalizados
tentam prover as crianças de meios e instrumentos de maneira que, em
determinado momento, possam realizar a difícil tarefa de aplica-los nas
complexas situações que a vida em sociedade lhes colocará. (ZABALA, 2002 p.
216).
A
contemporaneidade pede outras configurações de aprendizagem, é preciso pensar
maneiras diferentes de ensinar, já que cada vez mais os alunos têm maneiras
diferentes de aprender, com isso, por meio do trabalho com Projetos, na
perspectiva de um ensino globalizado busco contemplá-los na sua totalidade ou
no maior número possível de alunos. Romper, ainda que aos poucos, com metodologias
em que o ensino se dá de maneira fragmentada, descontextualizada e que nada tem
haver com a realidade do aluno.
Se
o currículo de modo geral precisa ser organizado de maneira mais eficiente,
para que possa tornar o ensino mais atrativo, mais próximo do aluno, é também,
nas práticas individuais do dia a dia do professor que essa relação pode se
estabelecer de forma significativa.
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