quinta-feira, 27 de junho de 2013

Era Planetária

Era planetária

A era planetária desenvolveu-se através da colonização, e também da multiplicação das relações e interações e integrações entre as diferentes partes do globo. Ganhou força na época das grandes navegações e dos descobrimentos das terras, quando os povos começam a tomar conhecimento das outras populações existentes, começam a interagir entre si, além de trocar culturas, influências e costumes, começam também as exportações, um país a depender da agricultura do outro, que por sua vez necessita da mão-de-obra de um terceiro, que produz o que foi projetado do outro lado do mundo.
            O grande objetivo da educação nessa era planetária é “educar para o despertar de uma sociedade-mundo” (MORIN, 2003, p. 63), retomando a ideia do todo nas partes e das partes no todo, em que cada país completa o mundo e o mundo é formado pelos países.

            A urgência vital de educar na era planetária requer três reformas inteiramente interdependentes: uma reforma do modo de conhecimento, uma reforma do pensamento e uma reforma do ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário