Projeto – Novos
Encantos através da Poesia
Tema: Poesia
Duração: 15 dias
Público Alvo: Pré A (de 4 a 5 anos)
Justificativa:
O trabalho com poesias possibilita
o contato do aluno com diferentes textos do gênero e seus diferentes autores. A
leitura ou declamação de poesias favorece o aflorar de emoções e sentimentos, a
reflexão sobre a própria violência, a interpretação da realidade através de uma
ótica privilegiada e a solução de conflitos. As poesias oferecem momentos de
grande emoção, descontração, descoberta e prazer. Os textos rimados e
declamados com a entoação própria desse gênero textual soam como suave melodia
que encanta o público infantil e possibilita a utilização de diferentes
estratégias de leitura e representação, o que gera grandes avanços na
construção do conhecimento.
Durante a observação realizada na
turma, pensei na poesia como tema que poderia auxiliar no trabalho que
envolvesse as linguagens das crianças, percebi que o trabalho com poesias
poderia auxiliar na produção escrita (desenhos), na expressão oral, corporal,
musical e matemática.
Objetivo Geral:
-Conhecer e vivenciar a poesia como
forma de desenvolvimento das diferentes linguagens: oral, corporal, plástica e
musical.
Objetivos específicos:
- Desenvolver
a oralidade através linguagem poética
- Promover a valorização,
incentivo e apreciação às produções artísticas individuais e coletivas
- Despertar o interesse pela
leitura de poemas
- Resgatar e expressar sentimentos e valores a partir
da leitura das poesias
- Proporcionar ambiente de interação entre os alunos
- Estimular o pensamento, a criação e a imaginação
- Ampliar o universo cultural dos alunos
- Quantificar objetos
- Desenvolver o controle corporal
- Expressar-se através da linguagem corporal e musical
Conteúdos
Afetividade
Solidariedade
Valores
Expressão oral e corporal
Parlendas
Trava-linguas
Expressões gráficas (desenho, pintura, recorte, colagem
e dobradura)
Músicas
Formas geométricas
Seriação
Cores
Números
Quantidade
Oficina de cozinha: “O Bicho Horroroso”
Brincadeiras (morto-vivo, careca-cabeludo, dança das
cadeiras, estátua, cabo de guerra)
Metodologia de estágio:
A pedagogia de projetos é a metodologia de estágio
utilizada, por compreendermos que esta metodologia é uma possibilidade
interessante em termos de organização pedagógica, porque entre outros fatores
contempla uma visão multifacetada dos conhecimentos e das informações.
Dessa forma, acreditamos que aluno e professora possam
desenvolver seu trabalho com maior autonomia e flexibilidade, pois entendemos
essa proposta como recurso, para trabalhar de forma integrada sem rupturas na
produção do saber.
Metodologia de trabalho:
Dobradura utilizando círculos e quadrados
Impressão com as mãos/dedos
Cartaz para observação – As borboletas
Músicas que podem ser trabalhadas em cartazes –
Borboletinha – Um elefante incomoda muita gente
Confecção de cartazes– “O Bicho
Horroroso”, “A Joaninha”
Confecção dos desenhos “diferentes”
Sugerir que observando a lista ilustrada com os
elementos da poesia, os alunos produzam seus próprios desenhos
Após a produção, fixar todas as poesias e desenhos na
parede e incentivar a apreciação de casa uma delas
Ler, mostrar e confeccionar
cartazes com outros tipos de texto
Confecção de fantoches no palito de picolé
Organizar roda de leitura para que os alunos expressem
os sentimentos que aparecem no texto durante a leitura, como medo, alegria,
espanto, tristeza e humor
Modelagem com massinha
Dramatização de poesias
Recursos
Livros
Cartazes
Revistas
Tintas
Papel dobradura
Pratos descartáveis
Rolos de papel higiênico
EVA
Sucata
Palitos de picolé
Cartazes de histórias/poesias
Cola colorida
Blocos lógicos
Produto final
Livro de poesias da turma
Avaliação
Será observado o interesse dos
alunos pelas leituras e por suas produções artísticas, sua expressão corporal,
pela participação nas atividades como músicas e brincadeiras.
Referências:
FURNARI, Eva, Assim Assado, São
Paulo, UNO, 2009
IVAN e MARCELLO, 3, Rio de Janeiro
Edigraf, ,2009
LAGARTA, Marta, Inventa desventa, São
Paulo, FTD,2008
MORAES, Vinicius de, A Arca de Noé, Rio
de Janeiro, José Olympio, 1988
____________Educação Infantil, O guia
da professora, Bahia, Editora EDIBA, 2010, N° 45, 46, 47, 48, 49, 50, 51, 52,
54, 55
NÓBREGA, Maria José; PAMPLONA,
Rosane, organizadoras, Enrosca ou desenrosca? Adivinhas, trava-línguas e outras
enroscadas, São Paulo. Moderna, 2005
URBIM, Carlos, Saco de Brinquedos,
Porto Alegre, Projeto, 2007
___________Poesias e atividades,
disponível em http://aprenderecia.blogspot.com,
acessado em 20 de março de 2011
MORETI, Méricles Thadeu, O jogo das
relações didáticas sob a influência dos projetos de trabalho, disponível em http://www.fae.unicamp.br, acessado em 30
de março de 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário