quinta-feira, 27 de junho de 2013

Hipertexto sobre ideias de Morin

Ideias de Morin


Morin (2003) traz a ideia de educar para a era planetária. 

Educar nessa perspectiva significa também religar o conhecimento, produzir um conhecimento que não seja fragmentado, para ele é essencial conhecer o destino do planeta, contribuindo para que as pessoas sintam-se parte do planeta, dependentes dos outros povos e responsáveis pelos outros, convivam em harmonia e percebam a importância do cuidado com o ambiente, o que para Morin é perceber o todo na parte e a parte no todo.
Vivemos na era planetária, com as informações e o estilo de vida cada vez mais veloz. Os alunos são os sujeitos da era planetária, acompanham a evolução da tecnologia, possuem vários interesses, são conectados e estão imersos num mundo globalizado.

No livro Educar na era na planetária, o autor fala sobre o pensamento complexo,  que não está associado a complicado, mas a uma ruptura com o pensamento fixo. Refere-se àquilo que pode ser religado, fazendo uma relação com o que é ensinado na escola, com a sistematização do ensino e a divisão dos conteúdos.
Outra ideia do autor é a questão de a verdade não ser absoluta, pois depende do contexto em que está inserida, podendo ser verdade hoje e deixar de ser amanha, sendo superada por alguma nova descoberta que faça cair por terra a antiga, ou ainda dependendo do ponto de vista, pois cada indivíduo enxerga em determinada perspectiva, terminando com os dominadores da verdade e do poder.
Para o autor torna-se impossível educar fora do contexto mundial, da globalização e das necessidades globais, e que os alunos serão sujeitos que vão tratar com as questões do planeta. A educação necessita de sujeitos mais ativos na sociedade e compreensíveis com os atuais problemas da atualidade, a diversidade, inclusive no que diz respeito às questões ambientais.
O autor chama a atenção para a crise mundial e as incertezas que permeiam a vida contemporânea. A violência, as doenças, as agressões nos ambientes onde não pensaríamos, como as escolas, o culto ao mercado, os sistemas econômicos extremamente exploradores.
Olhar para esse pensamento, pensar junto, pode de certa maneira colaborar para possíveis questionamentos em relação à educação, mais precisamente sobre a forma como estamos conduzindo o processo de educação nas escolas. Com isso, podemos pensar sobre a forma como as disciplinas são divididas, sem que haja a menor relação de uma com a outra e buscar melhorias.

Referências
MORIN, Edgar. Educar na era planetária: O pensamento complexo como método de aprendizagem no e na incerteza. São Paulo: Cortez, 2003.
_____________ Os sete saberes necessários a educação do futuro. São Paulo: Cortez, 1999.
_____________ A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.
SILVA, Juremir Machado da. Entrevista com Edgar Morin. Disponível em: http://www.correiodopovo.com.br/blogs/juremirmachado/?p=1129 Acesso em: 6 jun. 2013.

Disponivel em: https://www.youtube.com/watch?v=shOEPRPDZEY Acesso em: 6 jun. 2013.

2 comentários:

  1. Custou mas conseguimos né.. Primeiro o hipertexto.. e agora o blog.. Mas os objetivos foram alcançados..

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz! Aprendizagem hipertextual!!!

    ResponderExcluir